RÁDIO PAJEÚ COMPLETA 54 ANOS

phoca_thumb_l_09
A Rádio Pajeú, primeira emissora do Sertão Pernambucano, nasceu em 04 de outubro de 1959 e comemora nesta sexta-feira 54 anos de existência informando, educando e evangelizando.

Em meio às comemorações de aniversário, foi lançado na quinta, 02, o seu novo portal de notícias com roupagem mais moderna e interativa. Hoje, às 19h, missa de ação de graças na Igreja Matriz do Bairro São Francisco, e neste sábado, a partir das 19h, inauguração do Museu do Rádio, o primeiro do gênero no estado com shows de Gilliard e Lindomar Souza. Confira a programação completa:

Sexta, 04 de Outubro de 2013

05h00 – Rádio Vivo Especial – Aniversário da Pajeú

08h00 – Manhã Total Especial – Aniversário da Pajeú

10h00 – Debate das Dez – A história da Rádio Pajeú

13h30 – Comando Geral Especial – Aniversário da Pajeú

19h00 – Missa em Ação de Graças – Igreja Matriz do Bairro São Francisco

Sábado, 05 de Outubro de 2013

05h00 – Programa Rádio Vivo Especial, com Anchieta Santos

08h00 – Primeira Página Especial – Depoimentos sobre a Rádio Pajeú;

09h30 – Sábado Livre Especial – Direto do Cine São José

13h00 – Sábado Show Especial – Aniversário da Rádio Pajeú;

19h00 – Inauguração do Museu do Rádio – Bairro São Francisco;

22h00 – Shows – Gilliard e Banda/Lindomar Souza – Palco armado no Bairro São Francisco.

Dom Mota com funcionários da Rádio Pajeú e do Cine Pajeú. Rádio e Cinema eram paixões do visionário Bispo – Década de 1960

História - A Rádio Pajeú de Afogados da Ingazeira, a primeira emissora do Sertão Pernambucano, nasceu em 04 de outubro de 1959, fruto do processo de expansão da radiodifusão no Estado de Pernambuco e da iniciativa do visionário bispo Dom João José Mota e Albuquerque, Dom Mota.

Tarcísio Sá, nos estúdios do Bairro são Francisco, hoje Museu do Rádio – Década de 1960

Em todos esses anos esteve inserida como um agente histórico nos principais momentos da região. Na nossa História Política, nas transformações Sociais e Culturais que o estado de Pernambuco e do Brasil em mais da metade do Século XX, e nestes anos iniciais do século XXI a Rádio Pajeú foi um veículo presente e atuante na divulgação dos fatos históricos que marcaram este período.

Vianey Veras, Waldecir Menezes e Dinamérico Lopes testam equipamento de transmissão – década de 1970

Sustentando o compromisso ético em ser uma emissora voltada para o serviço à comunidade, a Rádio Pajeú vem defendendo na sua grade de programação temas diversos que suscitam debates mobilizando as múltiplas comunidades que compõem essa região. Além disso, desenvolve com eficiência e liderança, a defesa das nossas tradições e manifestações culturais, enfocando tais valores dentro de uma perspectiva não somente informativa, mas, sobretudo, de conscientização cidadã.

Destaca-se em toda a sua história em especial o nome de um radialista que é uma espécie de patrono do rádio interiorano: Valdecyr Xavier de Menezes, convidado por Dom Mota para assumir a emissora, deixou a Rádio Clube de Pernambuco, à época a Rádio mais potente do estado e esteve desde a fundação da Rádio Pajeú até falecer em 04 de dezembro de 1989 aos 61 anos. A emissora acompanhou passo a passo o processo de democratização do país e acompanhou a chegada das novas tecnologias.

Atual equipe de trabalho da Super Pajeú

Atualmente, a Rádio Pajeú tem uma programação com informação, música, prestação de serviço e um espaço especial para evangelização, com participação de representantes da Igreja, como Bispos e Sacerdotes. Muitos foram os profissionais revelados para emissoras de rádio de todo o país. Nomes como Anchieta Santos, Augusto Martins, Elias Mariano, Vanderley Galdino, Celso Brandão, Aldo Vidal, Nill Júnior, Micheli Martins e Juliana Lima passaram ou ainda permanecem na emissora.

A Pajeú é líder de audiência na região e difunde seu som também através da Internet. Sua programação já lhe rendeu vários prêmios, com destaque para o Ayrton Senna de Jornalismo e o Microfone de Prata (UNDA/CNBB) pelos relevantes serviços prestados a toda a região.

Veja fotos históricas ao longo dos 54 anos da emissora:

jj

phoca_thumb_l_01